Receita Arroz Carreteiro Ovos Cheiro VerdeO arroz naturalmente já é um prato característico do Brasil. Mas o arroz carreteiro, também conhecido como arroz-de-carreteiro, é originalmente do estado do Rio Grande do Sul. A carne adquiriu um papel muito significativo para a economia brasileira, pois sua produção não necessitava do uso de eletricidade e nem de geladeira.

É uma receita cuja origem está relacionada aos mercadores que transportavam cargas e viviam atravessando a região sul em carretas, um meio de transporte puxado por bois. Esses carreteiros comiam bastante a carne de charque, a expressão sulina mais popular, que era farta no período e também poderia ser conservada durante muito tempo, nas suas viagens.

Eles cozinhavam o charque picado numa panela de ferro com arroz. Portanto, o arroz carreteiro, surgiu da necessidade dessas pessoas de utilizar uma receita prática e rápida para adquirir mais energia, além de repô-la no organismo.

Tornou-se uma receita muito popular e bastante requisitada no estado e também em outras partes do Brasil, especialmente no Nordeste e no Centro-Oeste, onde a mistura é conhecida como Maria Isabel.

Sua disseminação aconteceu por meio de churrascarias que se espalharam pelo país, faziam rodízios e serviam esse prato típico juntamente com o churrasco. A receita tradicional desse arroz leva a carne, que deve ser colocada de molho por no mínimo 3 horas, e depois refogada na cebola e cozinhada na água com o arroz. Para decorar, pode-se acrescentar temperos como cheiro-verde ou ovos cozidos.

Qual a diferença entre Carne de Charque, Carne de Sol e Carne Seca?

A diferença entre as carnes está no processo de produção, a quantidade de sal utilizado e na umidade.

A carne de charque bovina é extraída da parte dianteira e da região da ponta-de-agulha. É salgada e desidratada, ou seja, ela é desossada e cortada em pedaços largos (chamados mantas), o sal é inserido e as mantas são empilhadas em galpões e após desidratadas são lavadas para retirar um pouco do sal e secas ao sol. O nome da carne vem da palavra charqui, de origem indígena, uma língua que até hoje é falada por povos da Argentina, do Peru e outros grupos andinos. É semelhante à carne de sol, mas contém maior quantidade de sal.

A carne-de-sol, conhecida como carne-de-vento ou carne-do-sertão, é muito requisitada no nordeste, mas a sua diferença para a de charque é que a primeira é feita com toda a carcaça do boi e com pouca quantidade de sal. Ela é mais avermelhada, além de ter uma secagem mais rápida do que o charque.

Existe também a carne seca, chamada também de carne-do-ceará ou jabá, que se assemelha a carne de sol. Ela é produzida principalmente nas regiões norte e nordeste, mas o processo de desidratação é bem mais complexo e muda de cor mais intensamente do que as outras carnes e tem uma durabilidade maior. Geralmente é acrescentada na feijoada carioca.

Receitas com Carne de Charque, Carne-de-Sol e Carne Seca

Existem várias receitas criadas com a carne-de-sol, charque ou mesmo a carne seca que possibilita uma criação variada com arroz, abóbora, escondidinho, empada, arrumadinho, feijoada, paçoca, risoto, espaguete, sanduíche, dentre outros.

As receitas mais famosas com essas carnes são o arroz carreteiro, da região sul; carne-seca com banana, da região centro-oeste; dobradinha baiana, canjiquinha mineira, escondidinho de charque de Pernambuco; além de farofas, a tradicional feijoada, dentre outros.

Receita Tradicional de Arroz Carreteiro

Ingredientes

  • 2 kg de carne de charque
  • 1 cebola picada
  • ½ xícaras de chá de óleo
  • 5 xícaras de arroz
  • ovos
  • cheiro-verde

Modo de Preparo

  1. Limpe a carne e retire as peles. Depois corte-a como em cubinhos;
  2. Lave a carne e deixe de molho em água fria pelo menos 1h30;
  3. Depois desse tempo, escorra a carne e troque a água, deixando por mais 1h30;
  4. Pegue uma panela, insira o charque e coloque água até cobri-la e deixe cozinhar por cerca de 50 min. ou a medida em que a carne for ficando macia;
  5. Reserve o caldo quente para acrescentar depois;
  6. Pegue uma panela de ferro, deixe a cebola dourar no óleo, coloque a carne de charque e deixe fritar. Lembrando de mexer a panela frequentemente;
  7. Quando já estiver frito, insira o arroz e mexa até o grãos fritarem também e ficarem soltos na panela;
  8. Coloque o caldo quente do qual foi cozinhada a carne e deixe cozinhar. Dica: 1 xícara de arroz corresponde a 2 xícaras de água;
  9. Para ferver reduza o fogo e deixe cozinhar com a panela tampada por cerca de 20 minutos ou até o arroz ficar soltinho;
  10. Certifique-se se há necessidade de adicionar o sal. Depois sirva-o com ovos e o cheiro verde.

Receita de Escondidinho de Carne Seca

Ingredientes

  • meio quilo de carne seca
  • 1 kg de mandioca
  • 1 caixa de creme de leite
  • 2 colheres de margarina
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • 2 tomates picadas
  • sal e pimenta a vontade

Modo de Preparo

  1. Cozinhe a mandioca, depois com ela ainda quente, esprema em uma panela, até se transformar em um purê, com margarina e sal. Depois de misturada, adicione o creme de leite e reserve;
  2. Em outra panela, junte o alho, a cebola e azeite, refogue, e após isso acrescente a carne seca desfiada, que antes deverá ser deixada de molho para sair o sal e cozinhada;
  3. Deixe a carne seca fritar, coloque os tomates e deixe mais um pouco. Se necessário adicione mais sal;
  4. Unte uma fôrma quadrada ou refratário com azeite, insira uma camada do purê, adicione a carne seca e feche com o restante do purê;
  5. Adicione queijo parmesão por cima e insira no forno para gratinar.

Receita de Carne de Sol com Mandioca

Ingredientes

  • 300 gramas de mandioca
  • óleo
  • sal a vontade
  • 500 gramas de carne de sol
  • 3 dentre de alho
  • 1 cebola

Modo de Preparo

  1. Cozinhe a mandioca com água e sal. Após isso, escorra e corte em cubos;
  2. Em uma frigideira, frite a mandioca até que ela fique douradinha e reserve;
  3. Prepare a carne de sol antes e deixe de molho em água por no mínimo três horas. Lembre-se de trocar a água;
  4. Após isso, corte a carne em cubos, frite em uma frigideira com óleo, deixando-a dourar, coloque a cebola e por último o alho cortadinho;
  5. Após fritar o alho, desligue o fogo. Sirva a mandioca com a carne de sol acebolada. O prato pode ser decorado com salsinha e consumido com manteiga de garrafa.

Saiba Mais...

No estado do Paraná, na cidade de Candói, é realizada a Festa Nacional do Charque, em agosto, todos os anos. A festa tradicional lembra a história dos tropeiros, com shows, degustação de várias receitas com charque, tais como charque na moranga, arroz carreteiro, churrasco de charque, bolinho de charque, dentre outros. Tem também a cavalgada (onde cavaleiros andam pela região para lembrar a tradição dos colonizadores do município) e rodeios. A primeira festa ocorreu em 1998.