O pão de queijo é uma receita típíca do estado de Minas Gerais, no Brasil. A história conta que esse bolinho surgiu de forma bem inusitada e um pouco incerta.
Na época, a farinha de trigo era cara, e ela era importada de Portugal no século XVIII. Então, as cozinheiras do estado, utilizaram polvilho, a goma criada a partir da mandioca, em substituição ao trigo. Às vezes sobravam pedaços de queijo que endureciam, e assim, resolveram adicioná-lo a várias receitas, até que um dia originou-se o pão de queijo.
O trigo somente passou a ser cultivado no Brasil, em larga escala, apenas no início do século XX. E, o pão de queijo se tornou popular somente a partir dos anos 50. Os queijos mais utilizados para a sua produção são o minas curado, minas padrão, parmesão e mussarela.
A receita do pão de queijo foi transmitida para as gerações e passou a fazer parte dos lanches e cafés da manhã de Minas Gerais. Muitas outras receitas foram criadas com o pãozinho, que pode ser encontrado recheado com frango, calabresa, catupiry, dentre outros ingredientes. Depois que saiu do estado, ganhou o paladar de pessoas no Brasil e no mundo.
O pão de queijo foi bem aceito em todo mundo e países como Japão e Estados Unidos passaram a importar o produto congelado. Na Colômbia existe um pão parecido com esse quitute, chamado de pandebono ou pan de bono, com formato achatado. Outro tipo é o chipá, tem formato de “U” e é muito consumido no Mato Grosso, na Argentina e no Paraguai.
Ingredientes
Modo de Preparo
Ingredientes
Modo de Preparo