A moqueca pode ser feita com peixes (badejo, dourado, cação, etc.), frutos do mar e temperos. É um prato consumido, principalmente, nas culinárias das regiões Sudeste e Nordeste, sendo muito requisitado por todo o país. Para a sua produção, um dos principais utensílios é a panela de barro que conserva o calor da mistura. Esse tipo de panela é produzido pelas Paneleiras de Goiabeiras no Espírito Santo, mas na Bahia, também existe um tipo de panela especial chamada Alguidar ou Agdá, utilizada para o preparo dessa receita.
Os temperos desse cozido variam de acordo com a região em que é produzido. Existem pessoas que preparam de um jeito, restaurantes de outro e assim é formada a moqueca. As diversidades de pratos chamados de moqueca sofrem muitas polêmicas, pois, os capixabas acreditam que com isso, pode-se alterar o sabor da receita original, fazendo com que a tradição seja perdida.
Muitos acreditam que o prato é tipicamente baiano, pois é muito popular na Bahia. Outros que a receita teve origem no estado do Espírito Santo. O fato é que, a moqueca de peixe já era popular entre os indígenas, desde antes do Descobrimento do Brasil e não há indícios do momento certo em que começou a ser feita. Até certo tempo, era uma comida própria de comunidades ribeirinhas.
De acordo com historiadores, a palavra moqueca, vem do tupi ‘moquear’ que quer dizer assar em fogo lentamente. Diz-se que eles faziam um buraco na terra, inseriam a folha de bananeira embaixo e por cima do peixe e por último cobriam com cinzas quentes para cozinhar. Ao longo do tempo portugueses e espanhois foram fazendo modificações nos pratos. Com os africanos, veio o azeite de dendê.
As diferentes variações de moqueca fazem sucesso na população brasileira e trazem também controvérsias, pois o prato é um símbolo da culinária do Espírito Santo, mas também muito popular na Bahia. A receita típica, geralmente, é consumida com arroz branco e pirão, mas o sabor das moquecas capixaba e baiana são incomparáveis. Além disso, existem locais em que o prato é feito com frutos do mar, ovos, carne seca, banana e muitos outros temperos.
A moqueca capixaba é um dos pratos mais populares do estado do Espírito Santo. Geralmente, os principais ingredientes para elaboração de um bom prato são peixe, cebola, tomate e coentro. A mistura é consumida com pirão e arroz branco.
A moqueca baiana tem temperos mais fortes que a capixaba, que pode ser feita com azeite de dendê e leite de coco. Na Bahia também existe a moqueca feita com camarão, siri, lagosta, polvo e outros frutos do mar.
Ingredientes
Modo de Preparo
Pirão para Moqueca
Ingredientes
Modo de Preparo
Festa das Paneleiras
A Festa das Paneleiras foi criada em 1992, a fim de relembrar a história da panela de barro. É uma festa típica do Espírito Santo, que acontece em Vitória, com shows variados, apresentações de dança, comidas típicas e comercialização das panelas de barro, uma das atrações da festa. Durante a festa, os visitantes terão a oportunidade de ver como são feitas as panelas, além de consumir pratos famosos como a moqueca e a torta capixaba.