A região sul, com temperaturas baixas, é composta pelo bioma dos Pampas, e devido ao clima semelhante ao europeu, recebeu vários imigrantes que se instalaram nos seguintes estados:
A vegetação produz ingredientes típicos tais como o pinhão, encontrado nos meses de maio e junho, é uma semente que pode ser acrescentada em várias receitas para fazer molhos ou doces. Além da típica erva-mate, responsável pela produção da bebida chamada de chimarrão.
A culinária sulina recebeu influência dos países que faz fronteira (Argentina, Paraguai e Uruguai), sendo o churrasco uma das principais comidas derivadas dessa aproximação.
Com a imigração, muitos descendentes de italianos se instalaram em colônias na região, foram os responsáveis por disseminar pratos como a polenta, frango (galeto al primo canto), massas (como a sopa de capelleti), embutidos e bebidas como o vinho. Por isso, existem restaurantes italianos variados em Curitiba, no Paraná, por exemplo.
A cozinha alemã também fez tradição com o Café Colonial, sendo comum encontrar esse tipo de café em cidades do Sul que tiveram origem italiana. Geralmente, o cardápio é formado por biscoitos, pães caseiros, bolos, geleias, salame, polenta, frutas, vinhos, etc. Outros pratos da culinária alemã são formados por ingredientes como batatas, salsinhas, joelho de porco e bebidas como cerveja. Devido a imigração alemã surgiu a Oktoberfest, um dos maiores festivais germânicos do Brasil que acontece na cidade de Blumenau, em Santa Catarina.
Além disso, houve uma grande contribuição dos tropeiros, mercadores que vinham do Rio Grande do Sul para a região Sudeste a fim de comercializar carnes. Eles criaram um tipo de cardápio diferente, indicado para viagens longas, à base de arroz, feijão, carne de charque, temperos e gordura.
A região sul do Brasil possui uma variedade enorme em sua culinária, a carne bovina, a cozinha típica do interior, a presença da culinária Italiana, traços da comida alemã, polonesa e até frutos do mar (principalmente em Santa Catarina). Isso se deve a colonização dos europeus. Porém, o que mais se destaca e carateriza o Sul, é o bom e famoso churrasco com chimarrão.
♦ Churrasco ♦ Costela assada no Fogo de Chão ♦ Arroz Carreteiro ♦ Rabada ♦ Polenta ♦ Mocotó ♦ Barreado ♦ Roupa Velha ♦ Pinhão Cozido ou Assado ♦ Fortaia (salame com ovo) ♦ Queijos ♦ Salame ♦ Chimarrão ♦ Vinho.
Alguns Pratos Populares
Com carne bovina, suína ou caprina de animais que vivem no Pampas surgiram as carnes preparadas para o famoso churrasco. Além das carnes, as linguiças também são utilizadas para a produção do prato. Essas carnes são temperadas e colocadas em uma grelha ou no espeto com carvão vegetal. Como acompanhamento, a população costume comer arroz, farofa, salada e pão.
Prato típico encontrado próximo à cidades costeiras do Sul, como Morretes e Antonina, no Paraná. Utiliza-se carne de boi cozida numa panela de barro e misturada com farinha de mandioca e banana amassada.
O arroz carreteiro é uma mistura de arroz com carne de charque que era preparado pelo carreteiro, aquele que transportava cargas em carroças puxadas por bois pelo Rio Grande do Sul.
A Polenta é um prato típico italiano que fez tradição na região sul. A receita é preparada com fubá, água e sal, sendo frita, na chapa ou cozida. Pode ser servida pura ou como acompanhamento para outros pratos.
Uma das bebidas mais populares do Sul é o chimarrão. É costume encontrar gaúchos carregando uma bolsa com a cuia e água para beber o chimarrão. O hábito indígena se perpetuou até os dias atuais e existem até regras para consumí-lo. Além do chimarrão, é no sul que são produzidos os principais vinhos do Brasil. O Vale do Vinhedo é um dos mais reconhecidos e responsável por produzir espumantes que receberam premiações a nível internacional.
Doces famosos na região se destacam a cuca, um tipo de pão de origem alemã, que leva várias coberturas, e os doces de maçã.
Ingredientes
Modo de Preparo
Ingredientes
Modo de Preparo
Ingredientes
Modo de Preparo
Ingredientes
Modo de Preparo
Ingredientes
Modo de Preparo