Para aqueles que desejam consumir comidas típicas pelo Brasil e manter a dieta é preciso conhecer bem os alimentos e fazer as combinações certas. A alimentação do brasileiro, geralmente é composta pelo famoso arroz com feijão, carnes (porco, frango ou gado), leite, raízes e tubérculos (tais como mandioca e batata), peixes, frutas, ovos, verduras e legumes. Porém, grande parte do cardápio inclui alimentos calóricos e industrializados, isso favorece o desenvolvimento de uma alimentação carente de nutrientes e também o aparecimento de doenças.
Quando um indivíduo combina os alimentos certos, tais como cereais, feijões, raízes, farinhas, macarrão, carnes, ovos, água, frutas, verduras, castanha e nozes é possível criar um cardápio saudável e saboroso adequados para a população brasileira. Além disso, deve-se alinhar o consumo dessa alimentação com a preparação correta dos alimentos (a fim de evitar contaminação), exercícios físicos e também a orientação de profissionais da saúde adequados.
De acordo com o Ministério da Saúde existem 10 passos para ter uma alimentação adequada e saudável:
Para os brasileiros, existem opções saudáveis para manter um cardápio balanceado, baseando a alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, criado pelo Ministério da Saúde. Além dos pratos listados, é possível variar nas combinações trocando por alimentos semelhantes, como por exemplo, a batata no almoço, pode ser substituída por mandioca.
Obs.: As verduras e os legumes podem ser servidos crus com saladas ou refogados e cozidos. Já as carnes, é aconselhável consumir opções grelhadas ou assadas. Para substituir as carnes vermelhas, pode-se comprar frango, peixe, ovos ou mesmo legumes.
Sugestões de Substituições
Feijão Carioca = grão de bico, lentilha, ervilha, feijão preto e outras variedades de feijão.
Arroz = farinha de mandioca, macarrão, cuscuz.
No caso de realização de pequenas refeições entre as principais é importante priorizar a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados como frutas, iogurte natural, castanha, nozes, etc., principalmente quando estiver fora de casa, para evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.
O arroz faz parte do grupo dos cereais e é um dos principais alimentos consumidos no Brasil. Outros alimentos que fazem parte desse grupo são o milho, assim como os grãos e a farinha; o trigo e também macarrão, pães, grãos e farinha; aveia, centeio e cereais. Esses alimentos são fontes de fibras, minerais, carboidratos e vitaminas.
O arroz geralmente vem acompanhado pelo feijão. Também pode ser consumido com ovos, carnes, verduras e legumes. Com o arroz, pode-se preparar receitas populares como arroz à grega, risoto, arroz carreteiro, maria isabel, galinhada, além de sobremesas como o arroz doce.
O milho é um item importante dentro da alimentação brasileira e o consumo é feito geralmente através da espiga de milho cozida ou assada, quitutes (canjica, mugunzá, mingau, curau, pamonha), e a farinha para produção de angu, cuscuz, farofa, bolo, polenta, pirão, dentre outras.
Já o trigo, o principal consumo é feito através da farinha de trigo, mas o seu grão pode ser feito com saladas ou sopas. Com ela, é possível preparar várias receitas tais como tortas doces, salgadas, bolos e pães. O macarrão também é feito do trigo e rende numerosas receitas com molhos.
Dica: Prefira consumir arroz integral, pois ele tem mais nutrientes do que o arroz tradicional. O cuscuz é uma receita tradicional da região nordeste e é um prato rico em carboidratos, vitamina A, fibras e possui muitos outros beneficios. Já o macarrão instantâneo está na lista dos alimentos ultraprocessados e portanto, deve ser evitado.
Feijão e leguminosas no geral, possuem proteínas, vitaminas do complexo B, fibras, minerais, ferro, cálcio e zinco. E, são alimentos que garantem saciedade para o organismo.
Nesse grupo estão os seguintes alimentos: grão de bico, ervilha, lentilha, soja, fava, amendoim e feijão. Existem vários tipos de feijão, portanto, pode-se variar diariamente no consumo desses elementos.
No Brasil, alguns pratos típicos podem ser criados com esses ingredientes, tais como feijão tropeiro, feijoada, sopa de feijão e tutu à mineira.
Dica: A feijoada é um prato típico popular brasileiro que pode ser uma opção saudável, mas, deve-se escolher a carne específica e sua quantidade.
A mandioca está classificada no grupo das raízes e tubérculos. Outros alimentos que fazem parte do grupo são a batata, a batata-doce, o cará e o inhame. Eles podem ser preparados de diversas formas cozidas, ensopados, assadas ou como purê. Esses alimentos são acrescentados ao cardápio dos brasileiros que as consomem com arroz e feijão.
Os alimentos desse grupo são fonte de fibras e carboidratos e alguns deles possuem vitaminas e minerais ideais para o organismo.
Em alguns estados brasileiros, as pessoas costumam substituir o pão pela mandioca. Com ela, é possível preparar receitas populares como bolos, pirão, tutu, farofas diversas, tapioca (proveniente da goma da mandioca), pão de queijo, etc.
Dica: O bolo de mandioca é chamado também de mané pelado. É receita leve composta por mandioca ralada, ovo, margarina, queijo, leite, coco e açúcar.
Com o leite e seus derivados (queijo, coalhada, iogurtes) pode-se fazer receitas saudáveis como iogurte com frutas ou vitaminas. Geralmente, os brasileiros costumam ingerir o leite de vaca no café da manhã, com café, chocolate em pó (que deve ser evitado) ou mesmo puro. Mas, ele é adicionado também a várias receitas culinárias como bolos, tortas, cremes, doces, etc. Já o queijo pode fazer parte de uma macarronada ou da polenta de milho.
Leites e iogurtes naturais são fonte de vitaminas, principalmente a A, além de proteínas e cálcio. O queijo também possuem essas substâncias, mas devido ao processo de fabricação uma alta quantidade de sódio é encontrado em sua composição, por isso, são alimentos processados e devem ser consumidos em poucas quantidades.
Dica: O leite integral possui gorduras saturadas que não são saudáveis para o organismo e muitos optam pelos desnatados ou semidesnatados. Já as bebidas lácteas e os iogurtes com frutas são ultraprocessados e portanto devem ser evitados.
O Brasil é um país farto em legumes e verduras tais como abóbora, berinjela, chuchu, pimentão, repolho, quiabo, brócolis, alface, tomate, beterraba, cebola, cenoura, dentre outros. Esses alimentos podem variar de acordo com a região do país, sendo preparados de várias formas: gratinados, em saladas, empanados, dentro de ensopados, assados, recheados, como purês e irá depender do tipo de receita a ser produzida.
Fonte de vitaminas e minerais importantes para o organismo, além de fibras, são alimentos que de certa forma ajudariam na redução do consumo de carne vermelha no país.
Dica: Os legumes em conserva, tais como cenoura ou pepino, devem ser evitados, pois são alimentos processados e tem excesso de sal em sua composição.
As frutas são variadas no país. Pode-se encontrar abacaxi, cajá, açaí, maçã, uva, tangerina, romã, laranja, graviola, cacau, jabuticaba, cupuaçú, goiaba, manga, graviola, etc. Seu consumo é feito geralmente fresco, secas, com saladas, como sobremesas, no arroz ou frango (no caso do pequi).
As frutas são alimentos saudáveis. Além de possuírem fibras, minerais e vitaminas, contribuem para a prevenção de várias doenças. O açaí, por exemplo, é um prato que pode ser consumido com farofa, peixes e frutos do mar. É uma fruta que tem vários benefícios, por exemplo, ajuda na redução do colesterol ruim, na prevenção de doenças como o câncer, é rico em antioxidantes, dentre outros. Mas, é preciso ter cuidado para não deixá-lo calórico com a adição de leite condensado e xarope de guaraná, por exemplo.
Dica: As frutas ajudam a prevenir diversas doenças. Recomenda-se consumir no mínimo cinco porções diárias. Para isso, pode-se fazer sucos, levar para comer no lanche, fazer vitaminas, combinar com cereais, etc.
As carnes vermelhas são formadas por carne de gado, porco, cordeiro e cabrito, existem também as carnes de aves, os peixes e frutos do mar, ovos de galinha e de outras aves. Essas carnes são fontes essenciais de vitaminas, proteínas e minerais.
As carnes vermelhas são muito consumidas no Brasil, grelhadas e temperadas com sal, ou servidas em ensopados com legumes e verduras, assadas ou em molhos. Quando um corte de carne possui muita quantidade de gordura, é ideal assar, grelhar ou refogar, já aqueles que possuem pouca quantidade pode-se fazer ensopados. As carnes são fonte de vitamina B12, zinco, ferro e vários outros nutrientes, mas também possuem muita gordura saturada, aumentando a possibilidade de aparecimento de doenças diversas, como as cardiovasculares, ainda mais se o consumo for demasiado e o indivíduo tiver uma vida sendentária.
As carnes de aves como o frango e o pato fazem parte de pratos tradicionais como a galinhada goiana e mineira, o pato no tucupi e a galinha à cabidela. As partes com pouca gordura podem ser feitas cozidas ou em ensopados. Já as com mais gordura (sobrecoxa, coxa e asas) devem ser feitas grelhadas ou assadas. Apesar de serem ricas em minerais, vitaminas e proteínas, também concentram muita gordura saturada. A única diferença para a carne vermelha, é que nessa, a gordura está localizada na pele e por isso, é aconselhável retirá-la.
Os peixes e frutos do mar (camarão, siri, polvos, lulas, etc.) são consumidos, principalmente, nas regiões próximas ao litoral, mas mesmo assim, a quantidade não excede o consumo da carne vermelha. Os peixes são os mais populares e é possível fazer receitas de moqueca de peixe, cozidos, grelhados, assados ou ensopados. Ainda pode ser usado para a produção de pirão, em saladas ou como recheios de tortas. Os peixes são ricos em vitaminas, proteínas e minerais e possuem um alto índice de gorduras insaturadas (saudáveis).
Já os ovos de galinha são bastante acessíveis no Brasil e utilizados em várias receitas tais como bolos, tortas, pudins, omeletes, suflês, cozidos ou mexidos. Uma de suas principais vitaminas são as do complexo B e por isso, podem substituir a carne vermelha em algumas refeições.