A região centro-oeste possui uma gastronomia variada, sendo o Cerrado, o bioma que faz parte de todos os estados, que são:
Além disso, a culinária é bastante marcada pela pecuária com o consumo de carnes caprina, suína e bovina. Teve contribuição também da culinária indígena de onde surgiu o consumo de raízes, como a mandioca.
A culinária mato-grossense tem pratos exóticos, mas também pratos simples e temperos provenientes do Cerrado.
A maioria dos pratos típicos são à base de peixes (de água doce), dentre eles: pintado, pacu, pacupeba, piabucu, piraputanga e dourado. São criados pratos como costela de pacu frita ou ensopado de filete de pintado, por exemplo. É comum consumir como acompanhamento arroz, pirão e farofa de banana. Um dos pratos típicos que faz sucesso é o caldo de piranha. Além de peixes, carnes bovinas e suínas, além de carnes exóticas, como de javali, capivara e jacaré fazem parte do cardápio mato-grossense.
Ainda na gastronomia, são produzidos licores, conservas, cachaças e sobremesas diversas.
♦ Mojica de Pintado ♦ Galinha Caipira ♦ Pacu Assado ♦ Caldo de Piranha ♦ Ventrecha de Pacu ♦ Moqueca de Peixe ♦ Curimba à Moda Mato-Grossense ♦ Piraputanga ao Molho Branco ♦ Animais Selvagens (Capivara na Caçarola) ♦ Costela Atolada ♦ Carne Seca com Banana ♦ Vaca Atolada ♦ Picadinho com Quiabo ♦ Guisado à Moda Cuiabana.
Formada pelos biomas da Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado. Tem pratos feitos com ingredientes do próprio estado, mas influência das culinárias da Argentina, da Bolívia e do Paraguai.
♦ Sopa Paraguaia ♦ Forrundu (doce de mamão com rapadura) ♦ Pacu ♦ Caribéu (abóbora com carne-seca) ♦ Tereré (tipo de chá semelhante ao chimarrão) ♦ Puchero (espécie de cozido proveniente da Argentina) ♦ Locro.
Em Goiás, a culinária é bem variada, caseira e possui traços da cozinha mineira. Um dos pratos mais populares é a galinhada, uma mistura de arroz, pequi (ou guariroba) e galinha. Mas o pequi é um dos frutos mais populares do estado. Tem um gosto forte e diferente e é utilizado para a produção de diversos pratos doces, salgados, sorvetes, licores, azeites e geleia. Além do pequi, a castanha de baru e o cajuzinho do Cerrado também são utilizados para a produção de doces e sorvetes.
♦ Arroz com Pequi ♦ Guariroba ♦ Galinhada ♦ Pamonha de Milho ♦ Abobrinha Recheada ♦ Empadão Goiano ♦ Peixe na Telha ♦ Arroz Maria Isabel.
Em Brasília, não existe nenhum prato realmente típico, pois a capital é uma cidade de misturas. A população é formada por pessoas de todas as regiões. Possui uma cultura variada, assim como a culinária, com traços de todos os cantos do Brasil. É possível encontrar restaurantes de todos os tipos, além de muitos pratos da culinária internacional.
Alguns Pratos Populares
É um caldo feito com piranha, temperos e água. É responsável por oferecer energia e hidratar o corpo. É costume tomá-lo em cumbucas ou xícaras.
É um prato típico feito com costela de boi, mergulhada num caldo de gordura e mandioca.
A mojica de pintado é um prato típico do Mato Grosso e é um peixe (pintado) feito com mandioca. O nome mojica, vem da língua indígena e significa ‘o que vem do rio com mandioca’.
É um prato que não parece uma sopa, mas uma torta feita com milho, queijo, cebola. Veio do Paraguai e é muito popular no estado do Mato Grosso do Sul.
É um tipo de chimarrão feito com erva-mate e água fria, muito consumido no Mato Grosso do Sul.
A galinhada é um prato popular no Goiás feito com pedaços de galinha, pequi e arroz.
A pamonha é uma receita feita com milho e muito popular em vários estados brasileiros. No Goiás é um dos quitutes mais apreciados, sendo encontrada em pamonharias, restaurantes, mercados, rodovias, etc.
É torta com massa de empada recheada com frango, guariroba (um tipo de palmito popular na região), queijo, linguiça e carne de porco.
Ingredientes
Modo de Preparo
Ingredientes
Modo de Preparo
Ingredientes
Modo de Preparo
Dica: Pode-se fazer o recheio para a abobrinha de sua preferência tais como frango, tomate e queijo, ricota ou a abobrinha árabe (que é toda recheada por dentro com arroz e carne moída).