O milho é um dos principais ingredientes utilizados para a produção da famosa pamonha, um prato típico da região centro-oeste. O milho é um alimento consumido desde os tempos antigos, pelos povos pré-colombianos e quando os europeus chegaram ao continente encontraram várias espécies cultivadas. Na culinária do México, por exemplo, o milho é um dos principais ingredientes utilizados na alimentação e nesse país é mais consumido do que no Brasil.
Com o passar do tempo, o milho foi sendo melhorado, pois é uma planta que possui uma grande variedade de combinações, sendo utilizados para muitas finalidades. Assim, a espécie de milho que se tornou popular no Brasil foi o milho verde que pode ser consumido assado, cozido ou para a produção de receitas diversas, tais como curau, pamonha, sucos, bolos, dentre outras. Além disso, é muito utilizado para a produção de rações, em indústriais, para exportações, etc.
De acordo com Câmara Cascudo, em seu livro a História da Alimentação no Brasil, receitas como pirão, pamonha, canjica, pipoca, dentre outras tiveram origem com os índios brasileiros. E, com a colonização das Américas, os portugueses e africanos foram adaptando e produzindo outras receitas.
O nome pamonha vem da palavra pamunã, do tupi. Não existe, exatamente, o local que ela nasceu de fato, mas é um prato muito consumido na região centro-oeste, especialmente no estado de Goiás, onde o alimento encontra-se em mercados, restaurantes, feiras, pamonharias e rodovias. A pamonha também é muito popular em outros estados brasileiros, tais como São Paulo e Minas Gerais, e é adicionada açúcar a massa. Já no Nordeste, é doce e feita com leite de coco.
Para a produção da pamonha, muitos utilizam a espiga do milho ralada para a preparação. Existem receitas que também utilizam flocos de milho. De acordo com os ingredientes selecionados a produção da pamonha poderá ser doce ou salgada. A pamonha cozida é uma das mais populares e, muitas vezes, acompanhadas por café ou manteiga.
O bolo de pamonha é um dos quitutes produzidos com milho. Geralmente, tem como outros ingredientes manteiga, leite, ovos, leite condensado e fermento em pó. É muito popular principalmente em festas juninas.
A pamonha assada ou pamonha de forno é feita no forno convencional, ao contrário da tradicional, que é cozinhada. Nessa receita, a pamonha pode ser gratinada com fatias de queijo. É semelhante ao bolo de pamonha, mas retira-se alguns ingredientes, como o leite condensado e o coco. Muitas pessoas, ao invés de utilizar a espiga de milho e ralar, compram latas de milho verde.
A pamonha pode ser temperada por vários tipos de ingredientes, tais como carne moída, cheiro verde, linguiça apimentada, frango, pimenta, guariroba, etc., e segue o mesmo modo de preparo da pamonha tradicional ou da pamonha assada.
Ingredientes
Modo de Preparo
Ingredientes
Modo de Preparo
Festa da Pamonha
No Mato Grosso, no mês de junho, ocorre a Festa da Pamonha, na cidade de Juscimeira. O evento é composto por shows regionais e nacionais, artesanato e uma feira gastronômica que tem como principal prato, a pamonha temperada com diversos recheios tais como jiló, linguiça, doce de leite, chocolate, carne moída, queijo e goiabada, etc. O evento foi instituído pela lei estadual nº 8.533/2006 e faz parte do calendário oficial de eventos do estado.